Tudo a saber e ver

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

10 coisas que você não sabia sobre a independência do Brasil

10 coisas que você não sabia sobre a independência do Brasil

Para quem não sabe, na época em que proclamou a Independência, o príncipe-regente D. Pedro I era um jovem de apenas 23 anos.
Pensando nisso, listamos algumas coisas que aconteceram na independência do nosso país. Confira:
1. O Brado do Ipiranga foi testemunhado por apenas oito pessoas. A guarda que acompanhava o príncipe-regente, por sua vez, não teria mais de 15 soldados.
2. Dom Pedro I pagou em torno de 2 milhões de libras aos portugueses pela Independência do Brasil. Para facilitar o comércio de escravos, a elite da época queria que ele também levasse Angola. D. Pedro respondeu com um categórico não.
3. A emancipação não foi resultado do gesto heroico de um único homem – ou seja, o príncipe D. Pedro I. Ela ocorreu em decorrência de uma sucessão de eventos sociais, políticos e econômicos. É também resultado da ação de uma camada intelectual ligada à elite agrária.
4. Na Bahia, a luta pela Independência começou um ano antes e terminou um depois do 7 de setembro. É por esse motivo que os baianos comemoram a Independência da Bahia em 02 de julho.
5. O Brasil possuía apenas 4,5 milhões de habitantes em 1822 (ou seja, metade da população atual da cidade de São Paulo)
6. O Museu do Ipiranga foi inaugurado no ano de 1895 e o Monumento, em 1 922, por ocasião dos 100 anos do processo que tornou o Brasil um país independente.
7. A letra do Hino à Independência foi escrita pelo poeta, jornalista e político carioca Evaristo da Veiga e a música, composta pelo próprio Dom Pedro I.
8. As margens plácidas do córrego Ipiranga estão atualmente entre as mais poluídas da cidade de São Paulo (assim como as margens dos rios Tamanduateí e Tietê). Uma curiosidade: o Ipiranga nasce cristalino a poucos quilômetros do Monumento, no Jardim Botânico da cidade.
9. A famosa Casa do Grito, um dos símbolos da Independência, pode não ter feito parte do cenário pintado por Pedro Américo em seu famoso quadro. O primeiro registro dessa construção, para se ter uma ideia, é de 1 884.
10. Esqueça aquela imagem de D. Pedro I proclamando a Independência montado num alazão. Ele viajava num burrico quando parou às margens do córrego Ipiranga em 7 de setembro de 1822. Um detalhe: D. Pedro sofria de uma diarreia terrível naquela data.
Fonte: Mais Curiosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...