Tudo a saber e ver

sábado, 10 de setembro de 2016

Denatran adia início do uso de novas placas no Brasil

Pela segunda vez desde que foram apresentadas, em outubro de 2014, as novas placas do veiculares do Mercosul têm adiado o prazo de início de utilização no Brasil pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Dessa vez, de acordo com o órgão, a justificativa do adiamento é a “ausência de sistema de consultas e de intercâmbio de informações sobre aspectos relativos à circulação de veículos nos Estados Partes”.
Portanto, pelo menos por enquanto, não há data de início para aplicação das novas placas do Mercosul no Brasil, o que depende do Denatran julgar que o sistema brasileiro estar apto para tanto. A partir do parecer favorável, deve-se contar um ano. Entretanto, o prazo para padronização de todo o Mercosul continua mantido para 21 de dezembro de 2020. Lembrando que Argentina e Uruguai já adotam as novas placas.
A mudança tem dois objetivos: facilitar a identificação da origem dos carros dentro do Mercosul e aumentar o número de combinações possíveis. A primeira aadotar o padrão foi a Argentina. O país estava a beira de um colapso, pois as combinações possíveis para as placas estão quase esgotadas – em 2014, tinham menos de 2 milhões de combinações.
A identificação será feita com duas letras, três números e mais duas letras. Esse formato permite mais de 450 milhões de combinações. Para motocicletas, o sistema é o mesmo, mudando apenas a ordem para uma letra, três números, três letras. Além disso, na parte superior da placa, há uma barra azul com o nome do país e sua bandeira, enquanto a identificação de cidade e estado ficará na lateral direita, inclusive com o brasão do estado.
Por aqui, teremos também uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional com o nome do fabricante, data de fabricação do veículo e número serial da placa. O formato permite até 450 milhões de combinações, número muito superior a atual frota de 120 milhões de veículos nos cinco países do Mercosul.
(Com informações do iG São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...