Tudo a saber e ver

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Eike Batista será investigado por suspeita de pagamento de propinas

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O suposto envolvimento de Eike Batista no esquema de corrupção da Petrobras marca mais um capítulo na derrocada do empresário que já foi o oitavo homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em 34,5 bilhões de dólares em 2012. As acusações feitas pela força-tarefa da Lava Jato nesta quinta-feira, de que existem “evidências” de que ele “sabia e participou do pagamento de propinas”, devem complicar ainda mais a situação do empresário, cujas empresas e finanças passam por momento econômico delicado. A nova etapa da operação, inclusive, foi batizada de Arquivo X em referência a uma das principais companhias de Batista, a OLX.
A fase da Lava Jato desencadeada nesta quinta-feira teve como ponto de partida um depoimento prestado pelo executivo “por livre e espontânea vontade”. Em data desconhecida, ele procurou o Ministério Público Federal, e contou ter se reunido em 2012 com o então ministro da Fazenda do Governo de Dilma Rousseff, Guido Mantega. No encontro, o homem forte da economia petista – que chegou a ser detido durante a manhã, mas teve o pedido de prisão revogado - solicitou o pagamento de 5 milhões de dólares para quitar uma dívida de campanha possivelmente relativa à campanha da presidenta em 2010. O dinheiro teria sido repassado em 2013 por uma das empresas de Batista com sede no exterior para a conta offshore Shellbill, de propriedade do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura.
Em contrapartida, o consórcio Integra, do qual fazem parte a OSX (de Batista) e a Mendes Júnior receberam de forma fraudulenta contratos de construção plataformas da Petrobras - a P-67 e P-70, que serão usadas na exploração do pré-sal. "Eles ganharam concorrência na Petrobras sem competência para essas operações”, afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima em entrevista coletiva após a operação. De acordo com ele, Batista não foi preso ou conduzido para depor uma vez que já havia testemunhado, mas o empresário será investigado.
Além dessa vertente das investigações, a força-tarefa também apontou outros contratos firmados pela OLX que beneficiariam empresas ligadas ao ex-ministro José Dirceu e ao ex-deputado petista André Vargas, ambos condenados por seu envolvimento no esquema de corrupção. Os procuradores não souberam precisar os valores de propinas pagos nestes negócios. Por fim, a força-tarefa afirmou que empresas de Batista estariam envolvidas no pagamento de 7 milhões de reais ao suposto operador do PMDB no esquema, João Henriques.
Além do envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato, Eike Batista é hoje réu em duas ações penais, acusado de ter cometido crimes de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada. Há quatro anos, era difícil imaginar que o empresário mais rico do país, veria seu império de empresas de diversos setores -como energia, indústria naval, mineração,turismo e gastronomia-, desmoronar tão rápido.
Fonte: El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...