Tudo a saber e ver

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Gilberto Gil ganha liminar contra Facebook e Rede Pensa Brasil por notícia falsa


Rio - O cantor e compositor Gilberto Gil conseguiu obter uma liminar na Justiça contra o Facebook e a rede de sites Pensa Brasil em texto considerado falso com supostas críticas à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro - e defesas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão foi tomada pelo juiz Carlos Sérgio dos Santos Saraiva, do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O título da matéria falsa era: "Gilberto Gil diz: Lula que tanto lutou pelo povo não merecia passar por isso tudo por causa de um juizinho".
A rede social também foi obrigada a informar os dados pessoais cadastrados de Hernandes dos Reis Renan Reis, cujo perfil no Facebook replicou a matéria, acrescentando comentários de cunho racista contra Gil. A decisão prevê multa diária de R$ 3 mil, caso a ordem seja descumprida.
Na decisão, o juiz disse que a falsa entrevista trata-se de um "mero factoide", criado pelo réu para "captar seguidores na internet e, com isso, alavancar seus negócios".
De acordo com o magistrado, o uso da imagem de Gil foi indevido e tinha o objetivo de "angariar novos seguidores para o segundo réu, que geram comentários de ódio e cunho racista". O juiz ressaltou que o "demandante jamais concedeu a entrevista, o que demonstra a existência de supostos crimes de difamação/calúnia".

Fonte: Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...