Tudo a saber e ver

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Salsicha, linguiça e mortadela são condenadas como o cigarro

Um novo vilão aparece como protagonista na dieta dos brasileiros. Relatório divulgado ontem pela Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica alimentos processados como bacon, hambúrguer e salsicha como cancerígenos para os seres humanos. A carne vermelha não escapou da análise dos cientistas — ela foi considerada fator de risco provável para o desenvolvimento do câncer. O estudo, conduzido por 22 especialistas de dez países diferentes e divulgado pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês), ligada à OMS, mostrou que, quanto maior for o consumo de embutidos, mais probabilidade de se desenvolver o câncer colorretal — cada porção de 50 gramas (o que equivale à metade de um bife) aumenta o risco de se adquirir a doença em 18%.
Já o consumo de 100 gramas de carne vermelha aumenta o risco em 17%. Segundo o estudo, os processados agora estão no mesmo patamar de carcinogênicos como o tabaco, amianto e fumaça de óleo diesel. Já a carne vermelha (de boi, porco, carneiro,bode e cavalo) é comparada a substâncias presentes em herbicidas.
Dados da própria OMS mostram que o câncer colorretal, que afeta parte do intestino grosso e o reto, é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, matando 694 mil pessoas por ano. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2014, foram detectados 32,6 mil novos casos dessa doença, sendo 15 mil em homens e 17,5 mil em mulheres. A doença é tratável e, na maioria dos casos, curável se for detectada precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.
 (Crédito: Arte O DIA Rio)
Fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...