Tudo a saber e ver: abril 2016

sábado, 30 de abril de 2016


  Uma jovem paralisada comove sua enfermeira ao... por panda-bra

Uma jovem paralisada comove sua enfermeira ao andar.

Uma jovem que recebeu tratamento para paralisia reserva uma bela surpresa para a enfermeira que cuidou dela! Ela pode ficar em pé novamente e andar!


Como o álcool age sobre o cérebro? Ciência explica bebedeira

 
"No primeiro momento, o álcool relaxa. No segundo, provoca euforia. No terceiro, vem a depressão. E, se a pessoa não parar de beber, o álcool leva ao coma", adverte.

Tomar um chope gelado no final da tarde num país em grande parte tropical como o Brasil é um consolo. Mas, como não há bem que nunca acabe, é bom saber que o álcool, além de dar aquela sensação de relaxamento, também afeta diretamente vários órgãos importantes do nosso corpo, em especial o cérebro. Se for consumido em doses excessivas, então, os danos podem ser irreversíveis.
Bebidas alcoólicas, por mais leves que sejam (com teor inferior a 3% sobre cada litro), entram na corrente sanguínea rapidamente depois de serem absorvidas pelo estômago e pelo duodeno e de serem despejadas no fígado, que atacará a substância estranha para eliminá-la do organismo. Da corrente sanguínea, chegar ao cérebro é questão de minutos. Poucos minutos
"O álcool é uma droga que age do fio de cabelo até o dedão do pé. Mas a ação farmacológica inicial mais identificável é o efeito cerebral, caracterizado por certo torpor e sensação de relaxamento. Em doses pequenas, o efeito pode ser agradável. Mas se as doses forem aumentadas de forma aguda, o torpor é mais intenso e pode até levar ao coma – o que é raro, mas não improvável", alerta o médico Ronaldo Laranjeira, da Unifesp.

Primeiro nos neurotransmissores

Logo que chega ao cérebro, poucos minutos depois de ser ingerido, em qualquer quantidade, o álcool começa a agir sobre os neurotransmissores – substâncias responsáveis pelas trocas de mensagens entre as células cerebrais. Especialmente sobre dois, bastante importantes para o comportamento humano: o ácido gama-aminobutírico, cuja sigla é Gaba, e a serotonina.
Nossos neurotransmissores estão divididos em dois grupos: excitatórios, quando estimulam a atividade elétrica do cérebro, ou inibitórios, quando a reduzem.
etanol aumenta os efeitos do Gaba, um neurotransmissor inibitório, o que causa os movimentos lentos e a fala enrolada que frequentemente se observam em pessoas alcoolizadas.
Ao mesmo tempo, inibe o neurotransmissor excitatório glutamato, suprimindo seus efeitos estimulantes e levando a um tipo de retardamento fisiológico. O sistema Gaba atua sobre o controle da ansiedade. Ou seja, quando "armado" pela inibição da produção de glutamato, deixa as pessoas mais relaxadas e com capacidade de interagir melhor com grupos. Quanto mais Gaba, menos autocontrole.
Se uma pessoa chega a uma festa muito ansiosa, com medo de ser criticada ou de estabelecer relações, uma pequena dose de álcool irá relaxá-la um pouco e a tornará menos perceptiva em relação aos outros. Isso é efeito do sistema Gaba."
Ronaldo Laranjeira, da Unifesp

Aumento de serotonina

Quase ao mesmo tempo o álcool também aumenta a liberação de serotonina, neurotransmissor que serve para regular o prazer e o humor. Com mais serotonina, que é considerado o hormônio a felicidade, mais euforia – e, em alguns casos, atitudes que podem resultar em atos violentos.
"As maiores alterações eletrofisiológicas do álcool foram registradas na região do tálamo, que é um dos principais centros da organização cerebral. Ela é a porta de entrada no que se refere à sensibilidade", explica o neurocirurgião Flávio Settani, também da Unifesp.
Isso porque o álcool é uma substância complexa, com ação farmacológica muito variada e que atua diretamente como depressor sobre o Sistema Nervoso Central (SNC). A partir do momento em que o consumo aumenta, ele pode agir não só no sistema de relaxamento, controlada pelo Gaba, mas em outros sistemas do cérebro.
iStock

Sonolência ou agressividade

Dependendo da quantidade ingerida e da química cerebral de cada pessoa, o relaxamento inicial pode dar lugar à sonolência ou, em certos casos, a muita agressividade.
Coordenador da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, o psiquiatra Sérgio de Paula Ramos alerta que as "alterações morais" do álcool, especialmente em situações de abuso, podem ser bastante nocivas se não forem controladas adequadamente.
"As alterações de comportamento podem incluir exposição moral, comportamento sexual de risco, agressividade, labilidade do humor, diminuição do julgamento crítico, alterações no afeto, na fala, na diminuição do desempenho motor, no pensamento e também baixa coordenação motora. Esses efeitos podem afetar qualquer indivíduo, em todas as idades", adverte.

Uso contínuo pode levar a cirrose, diabetes e depressão

As consequências do uso continuado de álcool, para Ramos, podem ser devastadoras: desenvolvimento de doenças autoimunes, cirrose, diabetes e depressão, para citar apenas alguns exemplos. "E com um agravante: bebidas alcoólicas são drogas legais, estão à venda em cada esquina. De todas as drogas, o álcool é a que tem o maior número de usuários e a que começa a ser consumida mais cedo, entre os 12 e os 13 anos de idade", argumenta.
O poder destrutivo do álcool, segundo o psiquiatra, vem da capacidade de provocar lesões em tecidos adiposos, cobertos de gordura. Como o cérebro é todo revestido de tecido adiposo, ao atacar essas regiões o álcool desencadeia um processo inflamatório no cérebro, que altera a bioquímica e, consequentemente, as transmissões elétricas entre as sinapses (feitas pelos neurotransmissores). 
Fonte:Uol Saúde

Em universidade nos EUA, alunas que denunciam estupros acabam punidas por código de honra.

Brooke diz ter sido punida pelo Código de Honra após informar a Brigham Young University ter sido estuprada por um colega, em Provo, Utah (EUA).

Antes que pudesse se mudar para um dormitório na Brigham Young University ou se inscrever nos cursos do primeiro ano, Brooke teve de assinar o Código de Honra da faculdade, no Estado de Utah (oeste dos EUA).
Uma espécie de bússola moral e também um contrato, o código é um elemento essencial na vida de quase 30 mil estudantes dessa universidade dirigida por mórmons. Ele orienta os alunos, os professores e os funcionários para "virtudes morais incluídas no evangelho de Jesus Cristo", valorizando a castidade, a honestidade e a virtude.
Ele exige trajes discretos no campus, desestimula o sexo consentido fora do casamento e, entre outras coisas, proíbe o consumo de bebidas e drogas, intimidades homossexuais e indecências, assim como má conduta sexual.
Mas depois que Brooke, 20, relatou à universidade que um colega a havia estuprado no apartamento dele, em fevereiro de 2014, ela disse que o Código de Honra se tornou um instrumento para puni-la. Ela contou à universidade que havia tomado LSD naquela noite, e também que tivera um encontro sexual anterior com o mesmo aluno que supostamente a coagiu.
Quatro meses depois de denunciar o ataque, ela recebeu uma carta do reitor associado de estudantes.
"Você está sendo suspensa da Universidade Brigham Young por ter violado o Código de Honra, incluindo o uso continuado de drogas ilegais e sexo consensual, com efeito imediato", dizia a carta.
Nas últimas semanas, Brooke e algumas outras alunas se manifestaram, primeiro em uma conferência de conscientização sobre o estupro e depois no jornal "The Salt Lake Tribune", para dizer que depois que fizeram queixas de abuso sexual elas enfrentaram investigações pelo Código de Honra sobre se haviam consumido álcool ou drogas, ou feito sexo consentido.
"Eles me trataram de uma maneira anticristã, como se eu fosse uma pecadora", disse Brooke, que concordou em ser identificada só pelo prenome. "Não havia perdão ou compaixão."
Seus relatos causaram um debate nacional sobre o tratamento desigual dado às mulheres que relatam abuso sexual neste campus de orientação religiosa, que recebe estudantes mórmons do mundo inteiro. Aqui as saias devem cobrir os joelhos e as barbas são proibidas.
As queixas das mulheres chamaram a atenção para como a universidade lida com esses casos, enquanto também tenta respeitar o código moral que ocupa o centro de sua identidade.
A política da Brigham Young sobre má conduta sexual pede que os alunos se apresentem mesmo que tenham infringido as regras universitárias. A universidade diz que investiga plenamente as denúncias de agressão sexual, mas que também tem a obrigação de processar a má conduta de acordo com o Código de Honra.
Segundo a política de má conduta sexual, as violações de seu código, que desestimula o sexo consensual, não estão isentas de escrutínio.
Fonte: Uol

Desemprego no 1º trimestre vai a 10,9%, maior taxa da série iniciada 2012

Esta é maior taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua iniciada em 2012.

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 10,9% no primeiro trimestre de 2016, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior resultado já registrado na série da pesquisa, iniciada no primeiro trimestre de 2012.
O dado ficou dentro das expectativas dos analistas do mercado financeiro, que estimavam uma taxa de desemprego entre 10,10% e 11,10%, com mediana de 10,70%.
No quarto trimestre do ano passado, a taxa de desemprego medida pela pesquisa estava em 9,0%. Nos primeiros três meses de 2015, o resultado foi de 7,9%.
Número de desempregados
O número de desempregados no Brasil atingiu também recorde. São 11,089 milhões de brasileiros atrás de um emprego sem encontrar. Trata-se do maior registro da série, iniciada no primeiro trimestre de 2012.
O número de desocupados cresceu em todos os confrontos. Ante os três primeiros meses de 2015, a alta foi de 39,8%, o que significa 3,155 milhões de pessoas a mais na fila por uma vaga. Na comparação com o quarto trimestre, a alta foi de 22,2%. Apenas na passagem do trimestre, 2,016 milhões de brasileiros engrossaram a busca por trabalho.
Enquanto a procura aumenta, a disponibilidade de vagas diminui. O Brasil fechou 1,384 milhão de vagas no primeiro trimestre de 2016 ante igual período de 2015, uma queda de 1,5% no período. No confronto com o quarto trimestre do ano passado, o baque foi ainda maior, com extinção de 1,606 milhão de postos, recuo de 1 7%.
O número de pessoas que fazem parte da força de trabalho - em atividade ou dispostas a conseguir emprego - aumentou 1,8% entre janeiro de março deste ano ante igual período de 2015 (1,771 milhão de pessoas a mais). Ante o quarto trimestre de 2015, a alta foi de 0,4% (mais 410 mil pessoas).
Renda
A renda média real do trabalhador foi de R$ 1.966 no primeiro trimestre de 2016. O valor representa queda de 3,2% ante igual período do ano passado. Já na comparação com o quarto trimestre de 2015, houve avanço de 0,3%.
A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 173,45 bilhões no primeiro trimestre deste ano, queda de 4,1% ante igual período de 2015. Já em relação ao quarto trimestre do ano passado, houve retração de 1,3%.
Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional. A nova pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.
Fonte: Brasil econômico 

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Como limpar a tela do celular e de outros eletrônicos sem danificá-los

Especialistas explicam por que devemos tomar cuidado ao higienizar esses aparelhos, que costumam ser bastante frágeis.
Companheiro de todas as horas – há quem não fique sem ele nem no banheiro –, o celular não raramente fica cheio de marcas de digitais e poeira e, embora não sejam visíveis, de germes e bactérias.Mas limpá-lo efetivamente não é algo tão simples assim.
Durante a fabricação, a maioria das telas desses aparelhos – inclua aqui também as dos tablets e dos laptops mais modernos – passam por uma série de processos químicos que garantem maior resistência e as deixam eletricamente carregadas para que, assim, respondam ao toque.
Essa eficiência, porém, tem um preço: as superfícies ficam mais sensíveis a determinadas substâncias. Logo, usar o produto errado para a limpeza pode levar a um belo prejuízo na assistência técnica.
Sendo assim, qual a melhor maneira de higienizar o celular? Usando pano, papel ou algodão? Com ajuda de água ou de álcool? A BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, foi buscar a resposta com especialistas: 
O pano correto
Segundo Martín Errante, gerente de produto da Motorola na Argentina, há três maneiras recomendáveis de remover a sujeira desses aparelhos:
Opção 1: Usar uma flanela suave e seca;
Opção 2: Usar o mesmo tipo de pano, mas úmido;
Opção 3: Levar a um serviço autorizado, onde é possível realizar uma limpeza mais profunda de todo o aparelho.
Caso você opte por fazer o serviço em casa, Errante lembra que é preciso lançar mão de um pano bem limpo: se ele estiver sujo de pó, por exemplo, pode acabar arranhando a tela.
E os germes?
Os conselhos acima ajudam a manter o aparelho aparentemente limpo. Mas... e quanto aos germes e bactérias?
Um estudo sobre hábitos de higiene em casa, feito em conjunto pela Fundação de Estudos para Saúde e Seguridade Social e pela Universidade de Barcelona (Espanha), mostra que o teclado de um computador ou a tela de um celular podem ter até 30 vezes mais microrganismos que uma tampa de vaso sanitário limpa.
O motivo: esses aparelhos estão em contato constante com nossas mãos.
Professor de microbiologia e ciências ambientais da Universidade do Arizona (EUA), Charles Gerba também estudou a presença de bactérias em telefones celulares. E é taxativo: "A recomendação é limpá-los com desinfetante".
Porém, como fazer isso sem danificar a tela dos aparelhos? "Uma das melhores formas para deixar uma tela tátil impecável é utilizando álcool, desde que seja isopropílico ou etílico", aconselha a engenheira química Tamara Rodriguez, da Venezuela.
Ela lembra, no entanto, que, se a limpeza com esses produtos for frequente, pode levar a um desgaste considerável da superfície no longo prazo, "já que hoje em dia muitas dessas telas vêm com uma cobertura especial que ajuda a diminuir a aderência de sujeira e gordura".
Além disso, acrescenta, as telas "são muito sensíveis a qualquer substância líquida". No caso das feitas de LED, LCD ou plasma, há risco de danos aos pixels.
Fórmula correta
Para higienizar o aparelho sem danificá-lo, diz a especialista, é preciso recorrer a uma "poção química".
"Pode-se usar água destilada, que, por não possuir sais nem bactérias, é um excelente agente limpador. Mas ela sozinha não elimina as bactérias", explica Rodriguez.
"Para isso, pode-se misturar uma pequena quantidade diluída de álcool isopropílico ou ácido acético (aquele encontrado no vinagre). Essas substâncias têm um pH baixo, e os microrganismos não sobrevivem a esses níveis."
Com álcool o uso de isopropílico, fica menor o risco de dano elétrico caso o líquido entre no dispositivo. Além disso, a substância evapora rápido e é eficiente na eliminação de gorduras, garante a engenheira química.
Martín Errante, da Motorola, afirma que os serviços técnicos "geralmente usam álcool isopropílico", mas recomenda que a limpeza com o produto seja feita por uma pessoa preparada.
O que evitar
- Toalhas, lenços faciais ou qualquer material áspero;
- Água da torneira, pois contém cloro e pode provocar manchas na tela;
- Molhar diretamente o dispositivo, já que há o risco de o líquido entrar em seu interior, provocando danos graves. O mais seguro é umedecer levemente o pano e esfregá-lo em uma mesma direção.
Fonte:BBC Brasil

Inventor cria bicicleta voadora usando ventiladores

Vídeo já alcançou quase 2 milhões de visualizações; cada motor pesa 70 kg, o que limitava escolhas para outras peças

O youtuber britânico criou uma bicicleta voadora que o permite percorrer curtas distâncias em voos baixos, com a ajuda de impressionantes ventiladores. Colin Furze compartilhou o vídeo do feito em seu canal na web nesta quinta-feira e, muito empolgado, descreveu o veículo futurista, como "uma das coisas mais incríveis que já dirigiu!".
"Pode alguém com nenhum diploma em Engenharia fazer algo que realmente saia do chão?", brinca ele. Cada motor dos ventiladores tem cerca de 70 kg, o que limitava suas escolhas para outras peças, para não perder o equilíbrio e sobrecarregar a bicicleta, que conta com dois aceleradores, mas não possui assento nem freio.
O vídeo já alcançou quase 2 milhões de visualizações. Esse foi o último de uma série de quatro publicados pelo inventor em seu canal após seus seguidores pedirem que criasse um veículo do tipo.
O resultado também faz parte de uma parceria com instituições que trabalham por uma mobilidade e transportes mais limpos para o meio ambiente.
Assista ao vídeo:

Fonte:Ig

Brasileiro prefere cortar gastos com higiene a economizar com internet


Pesquisa Consumo na Crise também apontou que a internet é uma das principais conquistas dos brasileiros nos últimos anos.


Enquanto ocorrem debates sobre a inclusão limites nos planos de banda larga fixa, o brasileiro mostra não estar disposto a abrir mão da internet. A pesquisa Consumo na Crise, da agência nova/sb, apontou que acesso à rede é uma das prioridades dos usuários locais e que, na crise, o brasileiro tentará preservar os gastos com a internet.
De acordo com o levantamento, elaborado com respostas de 2.682 pessoas ao longo de 12 meses, se os usuários precisarem economizar, tentarão antes reduzir os gastos em itens como reformas da casa (79%), produtos de limpeza (67%) e seguros (65%). Em uma lista com 26 opções, a internet foi apenas a 20º opção lembrada para a economia dos entrevistados, com 64%.
A pesquisa também mostrou que a internet é uma das principais conquistas de consumo dos brasileiros nos últimos anos, com cerca de 44% de crescimento. O acesso à internet atrás apenas de compras no supermercado (51%), conta de luz (49%) e alimentação fora de casa (49%).
Além de ser usada para informação e entretenimento, a internet também se torna um dos principais meios para os usuários que pesquisam preços de produtos ou serviços. Segundo a pesquisa, os usuários visitam sites de comparadores de preço (76%), mecanismos de busca (66%) e os portais das lojas (56%) antes de selecionar onde comprar. 
Fonte:Ig

Está com a CNH vencida? Saiba quais são os passos para a renovação


Para economizar tempo, motorista pode começar o processo pela internet; carteira pode ter validade de até 5 anos, mas no caso dos condutores acima de 65 anos, período é de até 3 anos.

Se você está com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) prestes a vencer ou já vencida, saiba que o processo de renovação pode ser iniciado pela internet, por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Para realizar o pedido, o motorista deve ter habilitação com foto e que não pode estar em situação irregular, ou seja, nem suspensa e nem cassada.
O primeiro passo é marcar um agendamento pela internet (clique aqui!). O condutor então deve preencher um formulário e escolher uma unidade de atendimento do Detran-SP – Aricanduva, Armênia, Interlagos ou os postos Metrô Marechal Deodoro e Raposo Shopping. Se preferir, pode optar por um posto do Poupatempo (acesse o site para agendar). Depois disso, a pessoa deve ir ao órgão com os documentos solicitados – protocolo de agendamento, CNH (original e cópia simples) e comprovante de endereço em nome do motorista, emitido há no máximo três meses.
Após a confirmação dos dados, o motorista deverá passar por um exame médico (aptidão física e mental). Se você mora na capital paulista, pode clicar aqui para ver quais são as clínicas credenciadas pelo Detran-SP. Se for de outra cidade de São Paulo, a unidade local do órgão irá te indicar um profissional especializado. Vale lembrar que deve ser pago ao médico R$ 77,72 pelo exame.
Sendo aprovada a avaliação, o condutor precisará pagar em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco ou Santander) a taxa de emissão da renovação da CNH, que tem um custo de R$ 38,86. O próximo passo então é voltar à unidade de atendimento onde o processo foi iniciado e apresentar os documentos solicitados. Por fim, o motorista poderá, se preferir, retirar a carteira no local no prazo determinado ou receber em casa em até sete dias úteis – será cobrado um valor adicional de R$ 11 pela entrega.
Há outros tipos de taxas que, se necessárias, precisam ser pagas. Caso o médico peça uma avaliação psicológica, às vezes por o motorista trabalhar com veículos (como os taxistas, por exemplo), será cobrado pelo psicólogo o valor de R$ 90,67. 
Depois da renovação, a CNH pode ter validade de até 5 anos, definida pelo exame médico. Para motoristas acima de 65 anos, o período máximo é de 3 anos.
Fonte: Ig

    Após reprovar filha de Eduardo Cunha, funcionário do Detran-RJ é acusado de extorsão.


    Foto: Google


    O examinador de trânsito Antônio Antunes Coimbra não fazia ideia de quem estava reprovando na prova de baliza do dia 5 de junho de 2008, na Ilha do Fundão. Quando a jovem de 18 anos entrou na vaga sem ligar a seta, ele marcou três pontos de punição. Em seguida, a candidata saiu da vaga com o freio de mão puxado. Menos dois pontos e a reprovação. Coimbra garante que, após comunicar o resultado à moça, procurou confortá-la, dizendo que ela teria nova oportunidade em breve.


    Desde então, Coimbra ou Tunico, como é conhecido no Detran-RJ o irmão do ex-jogador Zico, nunca mais foi chamado para a banca de examinadores. Ele levou dois dias para descobrir que havia despertado a ira do deputado Eduardo Cunha, então vice-líder do PMDB na Câmara. A reprovada era Camilla Ditz da Cunha, filha do parlamentar. Em carta ao Detran, Cunha acusou Tunico de tentar extorqui-la. O poder público agiu rápido e foi implacável: submetido a uma sindicância interna, o examinador foi punido com 30 dias de suspensão, sem vencimentos, além do afastamento das provas.

    Até hoje, o irmão de Zico tenta anular a punição na Justiça. Ele incluiu no processo, que tramita desde 2009 na 8ª Vara de Fazenda Pública, o conteúdo de um email enviado na época por Sérgio Cabral à Presidência do Detran, na qual o então governador fluminense elogia a família Antunes, “sinônimo de honestidade e caráter”, e critica Cunha: “Esse senhor que acusa um membro da família (de Zico) é sinônimo do que há de pior na vida pública brasileira”. Em seguida, garante aos Antunes: “No meu governo, bandido não tira onda de mocinho”. Mas Cunha conseguiu o que queria.

    ‘DÁ PARA ENTRAR E SAIR DUAS VEZES DA VAGA’

    Tunico examinava cerca de 20 candidatos por dia. Ele explicou que, como qualquer outro inscrito na prova prática, Camilla foi avaliada por dois funcionários: Jairo Ferreira de Melo a acompanhou a candidata dentro do carro, e Tunico,do lado de fora, anotando na ficha. Ele disse que, antes de começar, foi à porta do veículo e repetiu o que dizia a todos: “Não se esqueça do que aprendeu na autoescola. No tempo máximo, dá para entrar e sair duas vezes da vaga.”

    Com a reprovação, Tunico lembra que foi novamente à porta do carro para se despedir. Neste momento, garante, disse a Camilla que ninguém era infalível e que teria a outra chance. Em seguida, caminhou até a banca de exames. Jairo permaneceu no local, fechando a ficha. Dias depois, em depoimento, Jairo contou que Camilla recebeu o resultado aos prantos.

    Na carta entregue ao então presidente do Detran, Sebastião Faria, seis dias depois, Eduardo Cunha apresentou outra versão. Afirmou que Camilla foi abordada antes do exame por um funcionário do posto do Detran/Fundão, que teria exigido R$ 400 para aprová-la. Ao se recusar, a jovem teria percebido, segundo o pai, que os demais candidatos haviam pago. “Em seguida, no momento da prova da minha filha, o fiscal Antônio Antunes Coimbra sequer olhou o que ela fazia, retirou os pontos, alegando que não teria colocado a seta. Confirmei que este fato não aconteceu ao falar ao telefone com o seu instrutor", escreveu Cunha.

    A sindicância contra Tunico foi instaurada no mesmo dia e levou apenas um mês, segundo ele, até chegar ao resultado. O iaté a banca de exames. Jairo permaneceu no local, fechando a ficha. Dias depois, em depoimento, Jairo contou que Camilla recebeu o resultado aos prantos.

    Na carta entregue ao então presidente do Detran, Sebastião Faria, seis dias depois, Eduardo Cunha apresentou outra versão. Afirmou que Camilla foi abordada antes do exame por um funcionário do posto do Detran/Fundão, que teria exigido R$ 400 para aprová-la. Ao se recusar, a jovem teria percebido, segundo o pai, que os demais candidatos haviam pago. “Em seguida, no momento da prova da minha filha, o fiscal Antônio Antunes Coimbra sequer olhou o que ela fazia, retirou os pontos, alegando que não teria colocado a seta. Confirmei que este fato não aconteceu ao falar ao telefone com o seu instrutor", escreveu Cunha.

    A sindicância contra Tunico foi instaurada no mesmo dia e levou apenas um mês, segundo ele, até chegar ao resultado. O irmão de Zico disse que, como o Detran não recebeu provas da suposta tentativa de extorsão, puniu-o por insubordinação. Na sindicância, há relatos de confusão envolvendo Tunico no dia do exame de Camilla e uma denúncia anônima contra o examinador, datada de abril de 2008, na qual um suposto candidato diz ter pago propina ao funcionário.

    — Reconheço: já bati boca com presidente de bancas examinadoras. Naquele ano mesmo, no Fundão, me insurgi contra a mudança no traçado da prova, que passou a ter um trecho na contramão. Mas, desonesto, jamais — defende-se.

    Hoje aposentado, após trabalhar no Detran de 1973 a 2015, Tunico não se conforma com o desfecho do caso. Como os funcionários ganhavam gratificação por exame realizado, ele disse que sofreu um baque financeiro. Para Tunico, a maior prova a seu favor foi o arquivamento do caso da 37ª Delegacia Policial (Ilha do Governador). Como Camilla não apareceu para depor, o delegado Fabio Asty Dantas concluiu não haver justa causa para a abertura de inquérito policial.

    — Fiz tudo o que podia. Minha família deu todo o apoio. Um dos meus irmãos, Edu, chegou a apelar a Sérgio Cabral. O governador prometeu para mim, num jogo beneficente no Maracanã, que tomaria providências. Mas nada aconteceu. Prevaleceu a palavra do Eduardo Cunha.

    O processo, no momento, encontra-se com o Ministério Público. Procurado, o Detran-RJ confirmou a punição, mas não quis se manifestar. Sugeriu ouvir a Procuradoria Geral do Estado, que representa o órgão junto à Justiça.

    Fonte: Extra

    Globo veta participação de blogueira fitness em sua programação

    Gabriela Pugliesi no “Caldeirão do Huck” (Foto: Globo/João Cotta)

    Apesar de fazer bastante sucesso nas redes sociais, mostrando a sua rotina saudável na web, a blogueira Gabriela Pugliesi acaba de ser proibida de participar de qualquer atração da Globo.

    A ordem veio de cima, de acordo com informações do jornalista Leo Dias em sua coluna, no entanto, o motivo da loira ter sido vetada não foram informados no comunicado da proibição.
    Apesar de não poder ter mais visibilidade na televisão, o seu perfil no Instagram conta com um total de 2,4 milhões de seguidores até agora. Ela já foi matéria nos sites e portais da emissora.
    Vale lembrar que, recentemente, ela e Daniela Cicarelli participaram do “Desafiados”, reality de aventuras radicais do “Caldeirão do Huck”. Elas disputavam um carro zero com famosos.
    Fonte: Tv Foco


    quinta-feira, 28 de abril de 2016

    DUAS SEMANAS APÓS RITUAL DE MAGIA, CRIANÇA DE 10 ANOS DE IDADE MORRE NO HUT



    Garota de 10 anos teria sido intoxicada durante ritual em Timon; polícia investiga o caso.


    O Hospital de Urgência de Teresina confirmou a morte da menina de 10 anos, de iniciais F.A., que estava internada, em coma, desde que participou de um ritual de magia negra na zona rural de Timon (MA).
    A falência múltipla dos órgãos, que levou a uma parada cardíaca, culminou no óbito às 9h30 desta quinta-feira (28/04).
    A pequena chegou ao hospital no dia 14, com a cabeça raspada e diversas marcas de ferimentos em sinal de cruz pelo corpo. A menina teria sido intoxicada com uma espécie de lambedor (mistura de açúcar com ervas), cuja origem ainda é investigada pela polícia.
    Ao depor no Conselho Tutelar, em Teresina, a mãe da criança afirmou que levou a filha ao ritual de magia para que a filha passasse por uma cerimônia de purificação. Ela chegou a negar que o líquido, que teria intoxicado a menina, foi dado por uma vizinha.
    Fonte:180graus

    quarta-feira, 27 de abril de 2016

    TREPIDANT'S, UMA BANDA DE MUITO SUCESSO DOS ANOS 70 E 80

    Este é o primeiro long play da banda Pernambucana Trepidants, destaque para as músicas, Remember-me, To be or not to be e Song for Núbia, uma verdadeira raridade.




    FAIXAS

    REMEMBER-ME 
    TO BE OR NOT TO BE 
    DOUBTS 
    EVERYTIME 
    FALL IN LOVE 
    SOMEDAY I'LL REALY FLY 
    ALL LOVE 
    A GOOD REASON 
    MY FLAMING LOVE 
    SONG FOR NUBIA 
    LOOKING FOR AWARD 
    DEAD PAST 

    DOWNLOAD

    UMBERTO MAGNANI MORRE APÓS SOFRER UM AVC



    Umberto Magnani, de 75 anos, morreu na manhã desta quarta-feira após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A informação foi confirmada por Cecília Maciel Magnani, mulher do ator. Muita abalada, ela se limitou a dizer: “Ele acabou de falecer. É só isso o que eu tenho para falar. Não tenho condição de falar mais nada”. Ele deixa três filhos, Ana Julia Magnani, Beto Magnani, Graciana Magnani, e duas netas
    Em comunicado, a Globo informou que o velório acontecerá hoje, a partir das 21h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo (Rua Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque). Na quinta-feira, às 11h, acontecerá um breve momento para despedidas no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto (R. Conselheiro Dantas, 220 - Bairro São José, Santa Cruz do Rio Pardo), na cidade natal do ator, também em São Paulo. O sepultamos será às 14h, no Cemitério Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo.
    Na segunda-feira, quando fez aniversário, Umberto passou mal durante as gravações de "Velho Chico", trama em que interpretou Padre Romão, sendo encaminhado para o Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. Por meio de sua assessoria, a instituição também confirmou a morte do veterano.
    A família do ator estava preparando uma festa para celebrar seus 75 anos. Os festejos, segundo contou Ana Júlia Magnani em entrevista ao Extra na terça-feira, seriam no próximo fim de semana.
    — Ele saiu daqui de casa, em São Paulo, no domingo e estava muito bem. Nós ficamos surpresos com a notícia porque a saúde dele estava boa. Até o médico dele se surpreendeu — afirmou Ana Júlia, muito emocionada.
    A Record, emissora onde Umberto trabalhou por oito anos e atualmente pode ser visto na reprise de "Chamas da vida" (2008), divulgou uma nota de pesar: "Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e fãs de Umberto Magnani", reforça o comunicado.
    Entre as interpretações mais marcantes do veterano, destacam-se os trabalhos ao lado do amigo Manoel Carlos ("Felicidade", de 1991, e "Laços de família", de 2000, entre eles).

    Fonte: Extra

    ADOLESCENTE BRASILEIRA É BARRADA NOS ESTADOS UNIDOS E LEVADA A ABRIGO


    Anna Beatriz Theophilo Dutra foi barrada pela imigração norte-americana (Foto: Reprodução/ Facebook)

    Nos primeiros dias, ela só conseguia falar com a família uma vez por semana, durante dez minutos, com viva-voz.

    A jovem brasileira Anna Beatriz Theophilo Dutra, 17, foi barrada pela imigração norte-americana ao chegar em Detroit (Michigan), nos Estados Unidos. Ela está desde o dia 18 em um abrigo de menores em Chicago, após ter sido acusada de ter ido ao país para estudar, com o visto de turista.

    Os documentos de Anna Beatriz, dinheiro, celular e malas foram apreendidos. Nos primeiros dias, ela só conseguia falar com a família uma vez por semana, durante dez minutos, com viva-voz. Agora, segundo o Ministério das Relações Exteriores, Anna Beatriz já tem acesso à internet.


    Os pais, a jornalista Leide Theophilo e o empresário Eduardo Dutra, refutaram as afirmações da imigração norte-americana e informaram que Anna é apenas turista. Segundo eles, a filha viajou com os documentos em ordem, inclusive o visto. Leide deveria ir ainda nesta terça-feira (26) para os Estados Unidos.

    Prestes a completar 18 anos, a jovem, que mora em Palmas, é emancipada desde o ano passado. Ao terminar o ensino médio, os pais a presentearam com as viagens, para que pudesse conhecer vários países, antes de começar a faculdade. Pela segunda vez este ano, foi para os Estados Unidos. Em janeiro esteve em Miami e em Nova York.

    Agora, tinha como objetivo visitar museus e aperfeiçoar o inglês, com uma amiga que mora em Boston (Massachusetts). Até março, estava na Argentina, fazendo intercâmbio cultural. Em julho, o destino seria o Canadá.

    O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Assessoria de Imprensa, informou que acompanha o caso. Integrantes do Consulado Brasileiro em Chicago estiveram no abrigo e constataram as boas condições do local e da jovem. Confirmou, ainda, que a imigração reteve Anna porque teria constatado a disposição dela em estudar no país, embora tivesse apenas do visto de turista.

    O ministério garantiu, também, que agentes consulares prestarão toda a assistência aos pais da jovem, assim que chegarem a Chicago. Não há previsão de quando Anna poderá retornar ao Brasil.

    Fonte: UOL

    SAIBA COMO RECORRER A UMA MULTA DE TRÂNSITO



    Infrator deve saber qual o órgão que aplicou a multa para poder apresentar o recurso; Detran-Pi é um dos autuadores.


    O motorista que for multado e se sentir prejudicado pode tentar entrar com um recurso para reverter a infração. No entanto, quem deseja recorrer deve, primeiramente, saber qual foi o órgão autuador, ou seja, quem aplicou a multa. Isso irá depender do local onde o condutor descumpriu a lei.
    Porém, existem dois tipos de pedidos. A pessoa pode tanto pedir um recurso de multas –quando o motivo da infração é questionado –, ou uma defesa prévia – que deve ser usada quando a multa contém erros na marca, cor ou placa do veículo ou está com o endereço do local da autuação errado, por exemplo.
    Os órgãos públicos que podem autuar no Estado de São Paulo são o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nas rodovias e estradas federais; o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) e a Polícia Militar Rodoviária Estadual nas rodovias e estradas estaduais; o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a Polícia Militar do Estado e os agentes de órgão municipais de trânsito nos perímetros urbanos dos municípios; os agentes do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na capital paulista.
    Se quem aplicou a multa foi a Polícia Militar, o Detran-SP é o responsável. O condutor que mora na capital deve ir a alguma unidade do órgão – Armênia, Interlagos ou Aricanduva – para recorrer. Se a pessoa for de outra cidade, deve ir à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município.
    É importante lembrar que, qualquer que tenha sido o órgão autuador, o motorista deve pedir o recurso dentro do prazo, que está informado no auto e na notificação da infração.
    Fonte: Ig

    SAIBA O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS CORTICOIDES



    Os corticoides, também conhecidos como corticoesteroides, cortisona ou cortisol, são hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais que possuem forte ação anti-inflamatória, sendo muito utilizados no tratamento de reações alérgicas, artrite reumatoide ou lúpus, por exemplo.
    Existem vários tipos de corticoides, que são utilizados de acordo com o problema do paciente e que incluem:
    • Corticoides tópicos: são cremes e loções utilizados para tratar reações alérgicas ou doenças na pele, como urticária ou eczema;
    • Corticoides nasais: são sprays usados no tratamento de asma, rinite alérgica e outras alergias respiratórias;
    • Corticoides orais: comprimidos utilizados no tratamento de doenças crônicas inflamatórias, como bronquite, hepatite, doença de Crohn ou artrite, por exemplo;
    • Corticoides injetáveis: prescritos pelo médico para tratar problemas crônicos como lúpus, queloides ou artrite reumatoide.
    ​​Além disso, também existem corticoides em colírios que podem ser utilizados no tratamento de problemas oftálmicos, como conjuntivite ou uveíte, reduzindo a irritação e a vermelhidão.

    Efeitos colaterais dos corticoides

    Os efeitos colaterais dos corticoides são mais comuns em casos de uso prolongado e incluem cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, dor de cabeça ou glaucoma, por exemplo. Conheça outros efeitos em: Tomar corticóides pode engordar e causar estrias e diabetes.
    Além disso, os corticoides engordam quando utilizados em excesso pois facilitam o acúmulo de gordura abdominal e aumento do peso, característico da Síndrome de Cushing. Saiba mais sobre este efeito colateral em: Síndrome de Cushing.

    Contraindicações dos corticoides

    O uso de corticoesteroides está contraindicado em pacientes com hipertensão, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, osteoporose, epilepsia, úlcera gastroduodenal, tuberculose, infecções virais ou micóticas.
    Além disso, os corticoides podem piorar algumas doenças como diabetes, glaucoma, obesidade ou psicose, devendo ser utilizados apenas sob orientação do médico.

    Pode usar corticoides na gravidez?

    O uso de corticoides na gravidez não é recomendado, uma vez que aumenta o risco de o bebê nascer com baixo peso. Assim, o uso de corticoides no tratamento de doenças crônicas na grávida só deve ser feito sob orientação do obstetra e quando os benefícios superam os potenciais riscos.

    Veja a bula de um corticoide:​ Prednisona (Meticorten)

    Palmeiras bate o Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da Fifa

    Divulgação/Palmeiras e Al-Ahly Fonte: IG O Verdão agora espera o vencedor do confronto entre Al Hilal e Chelsea para saber quem enfrentará n...