Lula abandonou missa após ser chamado de ‘bandido’ por padre?
Notícia falsa disseminada nas redes sociais afirma que 'Padre José' criticou o petista durante celebração e disse: 'na minha igreja não entra bandido'
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue como um dos alvos preferidos dos criadores de boatos da internet brasileira. Depois de duas notícias falsas sobre agressões ao petista em restaurantes, ambas desmentidas pelo Me engana que eu posto (leia aqui e aqui), os especialistas em propagar mentiras online inovaram. O cenário da mais recente lorota do gênero envolvendo Lula é uma igreja e o responsável por desancá-lo publicamente teria sido um padre. “Padre interrompe missa ao notar presença de Lula ‘Na minha igreja não entra bandido’”, é o título do boato.
O responsável pela notícia falsa, compartilhada cerca de 65.000 vezes em redes sociais e no WhatsApp, é o site Sociedade Oculta, notório pelas mentiras que publica. Leia abaixo a “reportagem”:
Padre interrompe missa ao notar presença de Lula ‘Na minha igreja não entra bandido’
Padre José [sic.] apesar da idade avançada [sic.] é conhecido por ser um grande crítico da esquerda, ministrando até mesmo sermões em apoio da Lava-jato e apoiando o impeachment de Dilma.
A missa foi interrompida e padre José fez questão de ressaltar que todos que vão contra uma operação que tem como finalidade prender corruptos são inimigos da igreja [sic.].
“Aqui na casa de Deus acolhemos todo mundo desde que se arrependa de seus atos, hoje está aqui presente um senhor condenado e que jura não ser culpado dos crimes que cometeu além de apoiar o socialismo, e são valores que não são bem vindos nessa santa igreja”.
Lula [sic.] muito comovido [sic.] conforme quem estava presente [sic.] se assustou no mesmo momento [sic.] levantou do banco e seguiu sentido a [sic.] porta da igreja cabisbaixo, com semblante de desapontado com a situação que ocorreu.
Em seguida o padre ressaltou que não admite esse [sic.] tipos de pessoas que se fazem de inocentes e vão a [sic.] igreja pra tentar ganhar credibilidade passando uma visão de que a igreja [sic.] prega a mentira.
Há três características que não deixam dúvidas sobre a falsidade da notícia. A primeira a ser notada, como o Me engana que eu posto frequentemente alerta, é a quantidade de erros no texto. O autor do boato despreza a vírgula e faltou às aulas sobre o uso da crase. Uma reportagem com credibilidade não seria publicada com tantos equívocos.
Os outros dois pontos a serem notados pelo leitor são a imprecisão da informação e a falta da notícia em veículos de comunicação confiáveis. O texto não informa onde a suposta missa teria acontecido, não menciona o sobrenome de “Padre José” e nem a paróquia pela qual ele é responsável. Caso Lula tivesse mesmo passado por tal infortúnio durante uma celebração religiosa, ademais, certamente não faltariam registros dele em sites de revistas e jornais e em emissoras de TV.
‘Blog de humor’
O Sociedade Oculta se autoclassifica como um site que faz piadas a partir de notícias falsas. As indicações de que se trata de conteúdo humorístico não são nada fáceis de notar, no entanto. No pé da página, em letras miúdas, o blog informa que “é um site de humor com noticias sem meias verdades”. Suas publicações também têm sido acompanhadas de pequenas “tags”, como “Humor Fake News” e “Lendas da Internet”.
Embora tenha reconhecido que só publica (péssimas) piadas, o Sociedade Oculta ainda é encontrado em buscas no Google como “Seu Portal de Notícias em Tempo Real” e “Acompanhe todos os dias as notícias mais impactantes aqui em tempo real, fique por dentro do que esta acontecendo pelo país!”. Ou seja, o leitor mais desavisado pode facilmente se confundir.
Fonte: veja.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário